Dalmata



RESUMO HISTÓRICO a origem do Dálmata é ainda obscura e baseada em suposições. Através de ilustrações descobertas nos túmulos dos antigos Faraós e através de pinturas, no período entre os séculos XVI a XVIII, pode-se pensar que o Dálmata existiu milhares de anos atrás. Crônicas de igrejas do século XIV e do ano de 1719 sugerem, definitivamente, que a raça é originária da região do Mediterrâneo e especialmente próxima à costa de Dalmatian. A mais recente ilustração da raça pode ser vista através de quadros de pintores italianos do século XVI e em um afresco em Zaostrog (Dalmatia) que pode ser datado do ano de 1710 aproximadamente. Um trabalho feito por Thomas Bewick, publicado em 1792, tem a descrição e o desenho de um Dálmata, ao qual Bewick se refere como “O Dálmata ou cão de carruagem”. O primeiro standard do Dálmata foi escrito por um inglês chamado Vero Shaw no ano de 1882; em 1890 este standard foi transferido como o standard oficial da raça.


APARÊNCIA GERAL: o Dálmata é um cão bem balanceado, distintamente manchado, forte, musculoso e ativo. Simétrico em suas linhas externas, sem ser grosseiro e sem hipertrofia muscular. Ele é um cão de carruagem, capaz de grande resistência e velocidade.


PROPORÇÕES IMPORTANTES comprimento do corpo: altura na cernelha = aproximadamente 10:9 comprimento do crânio: comprimento do focinho = 1:1.


COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO:social e amigável, sem timidez, autoconfiante, livre de nervosismo e agressividade.

Fonte : CBKC - Link para o padrão CBCK da raça Dalmata


    

    ou selecionando abaixo :

    Se você tem um canil e deseja ter seus contatos aparecendo nesta pagina ,
    entre em contato conosco. ( exemplo de canil cadastrado )

    Dalmata

    Canil Cadastrado

     
    Kennel Club Campineiro Email Kennel Club Campineiro Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) Fédération Cynologique Internationale Fédération Cynologique Internationale Royal Canin