SÃO BERNARDO



RESUMO HISTÓRICO: no século XI, no topo do grande desfiladeiro de São Bernardo, a 2.469 metros de altitude, foi fundado um Mosteiro para oferecer refúgio a viajantes e peregrinos. Desde a metade do século XVII, os monges cercaram-se de cães enormes do tipo montanhês destinados à guarda e defesa. A presença destes cães no Mosteiro, foi confirmada por documentos iconográficos datados de 1695 e por uma nota no livro do Mosteiro do ano de 1707. Logo esses cães foram utilizados para escoltar viajantes e, principalmente, descobrir e salvar os que se perdiam na neve ou no nevoeiro. Os artigos sobre a maneira pela qual esses cães salvaram da “morte branca” uma grande quantidade de vidas humanas, publicados em vários idiomas, e os relatórios de soldados que, em 1800, atravessaram o desfiladeiro com a armada de Napoleão, difundiu a fama do Cão de São Bernardo por toda a Europa. O legendário “Barry” em 1900, tornou-se então o símbolo cão de salvamento. Os ancestrais diretos do cão de São Bernardo foram os grandes cães de fazenda, muito difundidos entre os camponeses da região. A raça atual foi obtida, através da criação sistemática, que atravessou algumas gerações, visando atingir um tipo ideal. Em 1867, Henrich Schumacher de Holligen, próximo a Berna, foi o primeiro a escriturar uma documentação com anotações de dados genealógicos de seus cães. O Livro de Registro de Origens suíço foi implantado em fevereiro de 1884; o primeiro cão a entrar para o Livro Nacional de Registro foi o cão de São Bernardo “Léon”; os 28 registros seguintes também foram da raça São Bernardo. O Clube Suíço do São Bernardo foi fundado em Bâle em 15 de março de 1884. Por ocasião de um congresso internacional de cinologia, em 2 de junho de 1887, a raça foi oficialmente reconhecida como de origem suíça e o Padrão Suíço declarado como sendo, o único autorizado. A partir desta data, o São Bernardo, foi considerado como cão nacional suíço.  


APARÊNCIA GERAL:o São Bernardo tem duas variedades: • a variedade Pelo Curto (pelagem dupla, “Stockhaar”): • a variedade Pelo Longo. As duas variedades são de porte grande: o tronco é poderoso, firme, musculoso e harmonioso; a cabeça é imponente e uma expressão alerta.


PROPORÇÕES IMPORTANTES proporções ideais:4 • altura na cernelha / comprimento do tronco = 9:10. (o comprimento do tronco é medido desde a ponta do ombro até a ponta do ísquio). • proporção ideal entre a altura na cernelha e a altura do peito, veja o croqui a seguir. • o comprimento total da cabeça é ligeiramente maior que a altura do cão na cernelha. • a relação entre a profundidade e o comprimento do focinho, em sua raiz, é de 2:1. • o comprimento do focinho é ligeiramente maior que 1/3 do comprimento total da cabeça.


COMPORTAMENTO/ TEMPERAMENTO: amigável por natureza. De temperamento calmo a esperto; sempre vigilante.

Fonte : CBKC - Link para o padrão CBCK da raça SÃO BERNARDO


    

    ou selecionando abaixo :

    Se você tem um canil e deseja ter seus contatos aparecendo nesta pagina ,
    entre em contato conosco. ( exemplo de canil cadastrado )

    São Bernardo

    Canil Cadastrado

     
    Kennel Club Campineiro Email Kennel Club Campineiro Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) Fédération Cynologique Internationale Fédération Cynologique Internationale Royal Canin